Os eleitores das cidades de Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, e de Barro, no Sul do Estado, voltam às urnas, neste domingo, para escolher os novos prefeitos e vices-prefeitos. As eleições suplementares foram determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a cassação do mandato dos prefeitos e vices que ganharam o pleito de 2020.

A votação começa às 7 horas da manhã e se estende até   17 horas. A Justiça Eleitoral destinou o horário entre 7 e 11 horas, como prioridade, para os eleitores com mais de 60 anos ou que enfrentem problemas de saúde. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que, em ambas as cidades, o resultado da disputa pelas Prefeituras seja conhecido antes das 18 horas.

BARRO

Localizado na Região do Cariri, o Município de Barro tem 15.971 eleitores aptos a votar distribuídos em  53 seções, com 23 locais de votação. Um aparato com 110 agentes de segurança das    Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal acompanham a movimentação dos eleitores, servidores públicos e candidatos. A eleição na cidade de Barro, que é realizada após a cassação do prefeito reeleito em 2020 José Marquinélio Tavares, é coordenada pela 92ª Zona Eleitoral, que tem à frente o juiz Luzinaldo Alves Alexandre da Silva. Marquinélio

A Prefeitura é cobiçada por um homem e uma mulher: de um lado, George Feitosa, da Coligação Barro Melhor Para Todos (MDB/PT/PP/PSDB), que conta com o apoio do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira. George enfrenta a candidata da Coligação Vitória do Povo (PSD/PCdoB), Vanda, aliada do ex-vice-governador Domingos Filho e do deputado federal Domingos Neto.

VIÇOSA DO CEARÁ

Os 43.774 eleitores de  Viçosa do Ceará, que estão distribuídos pelas 146 seções e 56 locais de votação, também, estão sendo mobilizados para escolher, neste domingo, o novo prefeito do Município. O TSE cassou o mandato do prefeito reeleito em 2020, José Firmino (MDB). Firmino foi acusado de perfurar, no período da campanha, 27 poços para o abastecimento de água em comunidades rurais do Município.

A eleição em Viçosa do Ceará é acompanha por 100 agentes das Polícias Militar, Civil,  Federal e Rodoviária Federal e tem como coordenadora a juíza  da 35ª Zona Eleitoral, Josilene de Carvalho Sousa. Dois candidatos disputam a preferência dos mais de 43 mil eleitores: o MDB, sob a liderança de José Firmino, lançou o comerciante  Franci Rocha como candidato a prefeito, enquanto o grupo de oposição tenta eleger Divaldo Soares, da Coligação Todos por Viçosa (PP/PDT/PT/PSB/PSDB).