O Ceará elege, nesse domingo, os prefeitos e as prefeitas de 182 municípios e, em duas cidades – Fortaleza e Caucaia, o quadro das pesquisas de intenção de votos mostra a disputa sendo levada para o segundo turno. A legislação eleitoral estabelece que se um dos candidatos não alcançar, no primeiro turno, mais de 50% dos votos válidos, os dois mais votados irão ao segundo turno.


Tanto em Fortaleza quanto em Caucaia o cenário indica a realização de segundo turno. A eleição é disputada em dois turnos apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores, ou seja, nesse perfil, estão 103 municípios.

CAPITAL


Em Fortaleza, está o maior colégio eleitoral do Ceará, com 1 milhão, 770 mil e 862 votantes, enquanto em Caucaia, segundo maior contingente de eleitores, estão 245.637. Tanto na capital quanto em Caucaia são quatro candidatos na corrida pela Prefeitura: em Fortaleza, a briga é entre André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT).


Em Caucaia, os candidatos Naumi Amorim (PSD), Emília Pessoa (PSDB), Coronel Aginaldo (PL) e Waldemir Catanho (PT) correm atrás dos votos para chegar ao segundo turno. A última pesquisa do Instituto AtlasIntel, divulgada, nesse sábado (5), apontou Naumi e Catanho no 2º turno.