O governador eleito Elmano de Freitas (PT) anunciou, na noite desta terça-feira (27), mais quatro integrantes do primeiro escalão do novo Governo. Ao todo, foram escolhidos 11 nomes. Faltam ser definidos os titulares de outros 16 cargos do primeiro escalão – entre secretarias e assessorias especiais.
As dificuldades nas discussões com o PDT atrasaram mais uma vez a definição de secretarias consideradas estratégicas. O PDT, que colocou sobre à mesa o nome de Idilvan Alencar para a Secretaria de Educação, viu frustrado os planos para garantir a convocação do primeiro suplente à Câmara Federal, Leonidas Cristino.
ESTRELA NA EDUCAÇÃO
A Secretária da Educação, Eliana Estrela, recebeu o convite e aceitou permanecer no cargo. A pasta da Juventude será ocupada pela comunicadora popular e artesã Adelita Monteiro, que é filiada ao PSOL. Eliana decidiu, nas eleições de 2022, declinar a disputar ao Senado e oficializou apoio às candidaturas de Elmano ao Governo e de Camilo ao Senado.
Com a ida de Fernanda Pacobahyba para a Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria da Fazenda ficará sob o comando do atual Secretário-Executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, Fabrízio Gomes. Fabrízio é Doutor e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Elmano anunciou, como nova Secretária do Planejamento e Gestão, a Secretária-executiva de Planejamento e Gestão da Secretaria da Fazenda, Sandra Machado. Sandra é mestre em Administração e especialista em Contabilidade e Controle (Unifor) e graduada em Ciências Contábeis UFC) e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito.
DIFICULDADES NO ARRANJO COM O PDT
As dificuldades para fechar o secretariado levaram Elmano de Freitas a anunciar, a conta gotas, os nomes dos auxiliares que irão integrar o primeiro escalão do Governo. Os obstáculos nasceram com a demora do PDT para definir quais nomes indicaria para o Secretariado. A queda de braço é grande nos bastidores.
O PDT enfrenta um racha desde a campanha ao Governo do Estado, mas, com 13 deputados estaduais, Elmano atrai a sigla para a administração e, também, para a sua base de apoio na Assembleia Legislativa. O ex-prefeito Roberto Cláudio, que ficou em terceiro lugar na disputa ao Palácio da Abolição, se curvou ao desejo dos prefeitos e deputados estaduais para o PDT desembarcar no Governo Elmano.
PRIMEIRA LEVA DE SECRETÁRIOS
A primeira leva de secretários saiu, na última quinta-feira, com o anúncio de sete nomes – Tânia Mara (Saúde), Samuel Elânio (Secretária de Segurança Pública e Defesa Social), Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária), Rodrigo Bona Carneiro (Controladoria-Geral de Disciplina), Onélia Santana (Proteção Social), Rafael Machado (Procuradoria-Geral) e Luísa Cela (Cultura).
PRIMEIRO ESCALÃO TEM 11 NOMES DEFINIDOS
- Saúde: Tânia Mara
- Educação: Eliana Monteiro
- Segurança e Defesa Social: Samuel Elânio
- Administração Penitenciária: Mauro Albuquerque
- Controladoria-Geral de Disciplina: Rodrigo Carneiro
- Proteção Social: Onélia Santana
- Procuradoria-Geral: Rafael Machado
- Cultura: Luísa Cela
- Fazenda: Fabrízio Gomes
- Planejamento e Gestão: Sandra Machado
- Juventude: Adelita Monteiro
SECRETARIAS E ASSESSORIAS ESPECIAIS INDEFINIDAS
- Casa Civil
- Cidades
- Infraestrutura
- Recursos Hídricos
- Esporte
- Justiça
- Desenvolvimento Agrário
- Turismo
- Meio Ambiente
- Desenvolvimento Econômico e Trabalho
- Controladoria Geral do Estado
- Chefia de Gabinete
- Chefia da Casa Militar
ASSESSORIA ESPECIAL, COM NÍVEL DE SECRETARIA
- Relações Institucionais
- Assuntos Internacionais
- Acolhimento aos Movimentos Sociais