O governador Elmano de Freitas anuncia, nesta quinta-feira (26), mudanças no primeiro escalão da administração estadual. A primeira troca de cadeiras aconteceu com a volta do jornalista Chagas Vieira à Secretaria da Casa Civil. Chagas tem a missão de tornar a máquina administrativa mais dinâmica e mais ágil na execução de obras e atendimento às demandas dos municípios.
A troca de secretários está sendo finalizada, mas já é certo que o deputado federal Eduardo Bismarck, do PDT, vai assumir a Secretaria de Turismo. Os resultados da atual gestão do Turismo ficaram aquém do esperado e, na metade do mandato, Elmano de Freitas decidiu redefinir os rumos da pasta.
Suplentes do PDT convocados
Eduardo Bismarck está no segundo mandato de deputado federal e, ao aceitar o convite do governador Elmano de Freitas, abre uma vaga em Brasília para a suplente Ana Paula assumir, pelo PDT, o mandato na Câmara Federal.
Suplente Ana Paula Brandão
Outra vaga será aberta com o pedido de licença do deputado federal Idilvan Alencar que assumirá, a partir do dia primeiro de janeiro de 2025, o cargo de Secretário de Educação do Município de Fortaleza. A licença de Idilvan Alencar abre caminho para convocação do primeiro suplente do PDT, Leônidas Cristino.
A presença de Idilvan no Governo Evandro Leitão e de Eduardo Bismarck na gestão Elmano de Freitas consolida a aliança administrativa do PDT com o PT e, como desdobramento, a aliança para as eleições de 2026. A reaproximação entre as duas legendas nasceu no 2º turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
Com o pedetista José Sarto fora do 2º turno, deputados federais, deputados estaduais e vereadores eleitos e reeleitos pelo PDT aderiram à candidatura de Evandro Leitão e abriram o caminho da reaproximação com o PT. A participação do PDT nas administrações de Evandro Leitão e de Elmano de Freitas vai provocar defecções nos quadros do partido: o ex-presidenciável Ciro Gomes, o prefeito José Sarto e o ex-prefeito Roberto Cláudio do partido devem anunciar, no início de 2025, um novo caminho partidário.
LEIA MAIS