O governador Elmano de Freitas autorizou, nesta segunda-feira (22), o início das obras de construção da variante da CE-341, no trecho localizado sobre o coroamento da barragem do Açude Pereira de Miranda, no município de Pentecoste. A assinatura da ordem de serviço contou com a presença da vice-governadora Jade Romero, do prefeito Vicente do Zuza e de outras autoridades.
Considerada uma das principais demandas da população local, a obra tem como objetivo ampliar a segurança no trecho que atualmente passa sobre a barragem do açude, conhecido popularmente como Pereirão.
“Tenho certeza de que a assinatura desta ordem de serviço realiza o sonho de toda a população de Pentecoste. Trata-se de uma obra que evitará acidentes no trecho junto à parede do açude e que, futuramente, possibilitará a criação de um polo de lazer, contribuindo para o desenvolvimento do turismo. Acima de tudo, vamos proteger vidas e proporcionar mais conforto à comunidade”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Atualmente, a CE-341 cruza o coroamento da barragem administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em um trecho considerado crítico por possuir pista estreita e ausência de acostamento, fatores que aumentam os riscos de acidentes diante do intenso fluxo de veículos e pedestres.
Com investimento de R$ 2,1 milhões, a intervenção contempla serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, construção de bueiros e implantação de sinalização viária.
Além de garantir mais segurança para motoristas e pedestres, a nova variante também contribuirá para a preservação estrutural da barragem, evitando que o tráfego pesado comprometa a segurança hídrica do reservatório.
Para os moradores da região, a obra representa a concretização de uma reivindicação histórica. O pescador e barqueiro José Noriedson ressaltou a importância do Açude Pereira de Miranda para a economia local.
“O Pereirão sempre foi e continua sendo o meio de sobrevivência de muitas famílias. É fonte de renda por meio da pesca, da criação de animais, do turismo e dos passeios de barco. Essa obra vai contribuir ainda mais para o crescimento do município”, afirmou.

A vice-governadora Jade Romero também destacou o caráter histórico da intervenção.
“Estamos vivendo um momento histórico para Pentecoste, realizando um sonho antigo da população. É uma grande satisfação participar da concretização dessa obra estruturante, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura”, ressaltou.

