O governador e candidato à reeleição, Elmano de Freitas (13), comemorou, nesta terça-feira (22), a conquista da vice-liderança do Ceará no Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), estudo que avalia a capacidade dos governos estaduais de transformar recursos públicos em serviços de qualidade para a população. A declaração foi feita durante caminhada da coligação “Ceará Forte, do Lado Certo” na comunidade do Poço da Draga, em Fortaleza, ao lado do prefeito Evandro Leitão.
Elmano destacou que o reconhecimento nacional demonstra a capacidade do Estado de aplicar bem os recursos públicos, permitindo ampliar investimentos em áreas estratégicas.
“Esse estudo, divulgado pela imprensa nacional, mostra que o Ceará é referência no Brasil na aplicação dos recursos públicos. Isso nos orgulha muito e permitiu transformar o Estado em referência na educação pública, além de mais do que dobrarmos o número de cirurgias realizadas. Queremos avançar ainda mais, oferecendo mais serviços públicos com eficiência para a população”, afirmou.
Segundo o candidato, o equilíbrio das contas públicas permitirá uma nova etapa de investimentos caso seja reeleito. Entre as prioridades estão a contratação de 6 mil profissionais para a Segurança Pública, incluindo policiais militares, civis, penais e bombeiros, além da convocação dos aprovados no concurso para 3 mil professores, do reforço no quadro da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da ampliação do número de servidores das universidades estaduais.
Na área da habitação, Elmano reafirmou o compromisso de ampliar a construção de moradias populares em parceria com o Governo Federal e as prefeituras.
“Vamos seguir trabalhando de mãos dadas com o presidente Lula e os prefeitos para construir mais de 70 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida no Ceará. O Estado participa com projetos, os municípios entram com a infraestrutura e o Governo Federal garante os recursos para as unidades habitacionais”, destacou.
Durante a caminhada, moradores manifestaram apoio ao candidato. A técnica em enfermagem Gislaine Lima, moradora da comunidade do Poço da Draga, afirmou que percebe avanços promovidos pela atual gestão.
“A gente vê que a saúde, a educação e a segurança pública melhoraram bastante. Dá para perceber a diferença em relação aos últimos anos”, declarou.
O Ranking de Eficiência dos Estados coloca o Ceará na segunda posição nacional, atrás apenas do Paraná, medindo indicadores em áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura e equilíbrio fiscal, considerando a capacidade de transformar receitas públicas em resultados para a população.