Elmano inaugura Ramal VLT Aeroporto e amplia mobilidade entre Mucuripe e Pinto Martins

Carlos Gibaja | Hiane Braum - Casa Civil - Fotos

O governador Elmano de Freitas inaugurou, nesta sexta-feira (6), o Ramal VLT Aeroporto, novo trecho da Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza que passa a interligar o bairro Mucuripe ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Com 2,4 quilômetros de extensão, o equipamento poderá beneficiar até 35 mil pessoas por dia e reforça a integração do transporte público na Capital.

A solenidade contou com a presença do prefeito Evandro Leitão, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, do secretário da Infraestrutura, Hélio Leitão, do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, além de outras autoridades.

Segundo o governador, a entrega representa um avanço significativo na mobilidade urbana. Ele destacou que o novo ramal vai permitir deslocamentos mais rápidos, com conforto e segurança, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

O trajeto entre as estações Expedicionários e Aeroporto será feito em apenas cinco minutos. Integrado à Linha Nordeste, o novo trecho se conecta a outras dez estações: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. Com isso, grande parte da rede hoteleira de Fortaleza passa a ter ligação direta com o terminal aéreo.

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, ressaltou que a obra beneficia diretamente 32 bairros e integra um conjunto de investimentos em infraestrutura. Ele também mencionou que a expansão do trecho entre o Aeroporto e o Castelão segue em andamento.

Com a inauguração, Fortaleza passa a integrar o grupo de poucas cidades brasileiras que possuem sistema de transporte sobre trilhos conectado diretamente ao aeroporto. O novo ramal começa a operar para o público na próxima segunda-feira (9), das 7h às 17h. Cada vagão tem capacidade para transportar até 360 passageiros.