O Governador Elmano de Freitas (PT) cumpriu, nesta terça-feira (9), em Brasília, uma intensa agenda de reuniões para agilizar obras de interesse da população do Ceará. Uma das audiências foi com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, com quem Elmano tratou sobre a retomada das obras do Anel Viário na Grande Fortaleza e andamento do projeto de duplicação da BR 116, entre Pacajus e Boqueirão do Cesário.

O Anel Viário, que facilita o tráfego de veículos entre os Portos do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e Mucuripe, em Fortaleza, e, também, para quem cruza o Ceará em direção às Regiões Sul, Sudeste e Norte do País, está com obras suspensas desde o início deste ano. Elmano, ao lado do Superintendente de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, expôs ao Ministro a necessidade urgente de retomada das obras para dar mais segurança aos condutores de veículos e gerar menos custos no transporte de cargas.

A pauta no Ministério dos Transportes passou, também, pelo início das obras de duplicação do trecho da BR 116, entre o Município de Pacajus e o Distrito de Boqueirão do Cesário, em Beberibe. A obra representará, de acordo com Elmano, importante incremento no desenvolvimento econômico do Estado e integrará o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

ENERGIAS LIMPAS

O Governador Elmano de Freitas se reuniu, também, com o secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, para discutir a concessão de incentivos fiscais para atrair empreendimentos de energias renováveis para o Ceará.

’O objetivo é gerar mais empregos para os cearenses e fomentar ainda mais o desenvolvimento do nosso estado’’, observou Elmano, que cumpriu a agenda ao lado do secretário da Fazenda do Estado, Fabrizio Gomes, do procurador-geral do Estado, Rafael Moraes, e do assessor especial de Assuntos Federativos, Leonardo Araújo.

Durante reunião com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, Elmano de Freitas tratou sobre as obras que receberão recursos do Plano Plurianual Participativo (PPA) e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Elmano tratou, ainda, sobre a visita que o presidente Lula fará ao Ceará, na próxima sexta-feira, para o lançamento, na cidade do Crato, do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básico.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado