O Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) realizou sua primeira reunião, nesta sexta-feira (21), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Como primeira determinação do Coesi, serão fortalecidos setores do Poder Judiciário, Ministério Público (Gaeco) e Polícia Civil (Draco) relacionados ao combate às organizações criminosas. A ampliação das equipes de inteligência das forças de segurança será prioridade neste primeiro momento, assim como o fortalecimento estrutural e de pessoal. O governador Elmano de Freitas também citou que demandas acerca do combate à criminalidade foram repassadas ao presidente Lula, durante reunião os governadores do Nordeste.
Elmano de Freitas destacou o empenho de diversos setores do Estado para a evolução e a melhoria da segurança pública no Ceará. “Considero a reunião de hoje muito importante para o Ceará. A presença de todas essas autoridades demonstra a união para fazermos esse enfrentamento sem nenhum recuo. Somente juntos vamos vencer as organizações criminosas no estado, no Nordeste e no país”, disse.
“Os governadores do Nordeste estiveram reunidos com o presidente Lula, na última quinta-feira (20), e demonstraram as suas preocupações com a segurança pública. Ouvimos do presidente que ele irá se reunir com o seu Ministério para, após, reunir governadores e estabelecer um plano comum para a segurança do país. Considero isso um marco para o Brasil”, complementou o chefe do Executivo Estadual.
Medidas adotadas
1 – Fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas
2 – Fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco)
3 – Fortalecimento da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
4 – Ampliação imediata do Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e reforço de estrutura e pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
5 – Alinhamento entre Governo Federal e estados para a construção de um plano nacional de combate à violência
Integração entre instituições
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides garantiu participação ativa do órgão dentro do Coesi. “O Tribunal de Justiça tem tomado, historicamente, posições em conjunto com o Governo do Estado em prol da sociedade. Tenho para mim que o maior pecado é o da omissão. O nosso Tribunal vai participar deste Comitê e não se omitirá de nada, sempre seguindo o cumprimento da nossa obrigação institucional”, pontuou.
Procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho ressaltou a importância da integração de forças no combate ao crime. “O que fizemos hoje foi reconhecer que essa responsabilidade pela segurança pública é algo a ser compartilhado por diversas frentes, de forma a garantir uma melhoria da segurança como um todo para a população do nosso estado”, afirmou.
Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado, o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e toda a cúpula da Segurança Pública do Ceará, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Sobre o Comitê
O Coesi é formado pelo governador, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce e Supesp, do secretário da Administração Penitenciária, do procurador-Geral do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, o presidente da Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça do Estado, o superintendente da Polícia Federal no Ceará e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará.