O governador Elmano de Freitas reuniu, neste sábado (8), todos os secretários de Estado para balanço das ações do governo até o momento e para destacar as prioridades da gestão. O chefe do Executivo Cearense, acompanhado pela vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, já tinha realizado reuniões prévias com cada secretário nas últimas semanas.

Agradecido pelo trabalho executados pelos secretários durante um ano e cinco meses de gestão, Elmano de Freitas reforçou a importância da reunião com os secretários, principalmente aqueles que comandam pastas para as quais a população tem mais demandas diretas.

“É normal, depois de um certo tempo, fazermos avaliações [sobre nossa atuação], para fazermos mudanças que considerarmos importantes, porque ao fim do mandato seremos julgados pelas entregas que fizemos ou não fizemos. Então, estamos reunidos para alinhamento e garantir uma maior celeridade de processos”, pontuou o governador. “Nós, apesar de sermos uma gestão de continuidade, temos que nos concentrar a entregar aquilo que nos comprometemos. Temos que nos concentrar em fazer as pessoas saberem e sentirem essa entrega”, complementou Elmano.

Reforço da segurança pública, celeridade para o alcance de 100% das escolas em tempo integral, obras de infraestrutura e entrega do Hospital Universitário da Ceará estiveram entre os assuntos destacados.

“A reunião tem um tom de balanço do que realizamos até aqui, que tenho uma avaliação positiva. Estamos a passos largos para garantir o que nos comprometemos, como 100% das escolas em tempo integral. Nós efetivamente construímos, provavelmente, o maior programa de segurança alimentar do país hoje, o Ceará Sem Fome. Nós garantimos um mutirão de cirurgias eletivas que garantiu a diminuição expressiva da fila de cirurgias. Nós retomamos uma parceria com o Governo Federal que nos permite sonhar em conclusão de grandes obras”, concluiu Elmano.

Reforço na segurança pública

Participando da sua primeiros reunião de secretariado, o novo titular da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, ressaltou que seu principal objetivo e compromisso: “A nossa prioridade imediata é reverter esse cenário de números altos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), porque para Crimes Violentos Contra o Patrimônio vamos continuar perseguindo essa diminuição. A nossa primeira preocupação é imediatamente dar mais visibilidade à polícia ostensiva, estar mais presente nas ruas”.

Maior em transferência de renda do país

Prestando contas, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, destacou que o Ceará, por meio de seus programas de assistência, é o estado com maior volume de transferência de renda do país. “Gosta de ressaltar que o Ceará é o Estado com o maior volume de transferência de renda do Brasil”, destacou, enumerando os cartões Mais Infância Ceará e Ceará Sem Fome e o Vale-Gás Social, que juntos chegam a R$424 milhões/ano.

A secretária ainda anunciou as novas Vilas Sociais, construídas nos lugar das antigas vilas olímpicas em Fortaleza, como novas prioridades da pasta. “Elas estão em lugar estratégico, em bairros com um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como Genibaú, em áreas que passaram por requalificação e funcionarão com atividades esportivas, culturais, sociais. Vão chegar a todas as idades”, explicou Onélia. Além do Genibaú – que será inaugurada na segunda-feira (10) – também terão Vilas Sociais nos bairros Canindezinho, Messejana e Conjunto Ceará.

Educação em tempo integral para todos

Sendo destaque nas últimas semanas com resultados importantes na educação, como o primeiro lugar no Brasil em alfabetização na idade certa – 85% de crianças alfabetizadas na avaliação do 2º ano – e o recorde de aprovação no ensino superior em 2023, com mais de 22 mil novos universitários advindos da rede pública estadual, a titular da Seduc enfatizou que a prioridade absoluta é a celeridade para que 100% das escolas estaduais sejam em tempo integral.

“Estamos comemorando os bons resultados, mas não podemos nos acomodar”, destacou. “Nossa prioridade principal é a construção de novas escolas para a universalização do tempo integral. Já temos escolas em construção e execução, temos outras a serem licitadas. Também temos a prioridade do Paic Integral, que é essa colaboração com os municípios, que temos muito forte e nosso foco no reforço da aprendizagem da Matemática, com programas voltados ao incentivo na disciplina e reestruturação de laboratórios”, explicou Eliana Estrela.

Infraestrutura

Com grande capacidade para produção de energias renováveis, o novo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Hélio Winston, apresentou o projeto Renda do Sol – que vai auxiliar cearenses de baixa renda na montagem de pequenas usinas fotovoltaicas para venda de energia limpa e, assim, gerar promoção de renda. “É um projeto genuinamente da Seinfra, queremos iniciar e concluir esse ano. Pois está pronto”.