O governador Elmano de Freitas (PT) se reuniu, no final da manhã desta sexta-feira (17), no Palácio da Abolição, com técnicos e titulares dás Secretarias da Casa Civil, da Proteção Social, de Recursos Hídricos, de Cidades, da Procuradoria Geral do Estado e de Obras Públicas; Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Casa Militar, Funceme, Sohidra, Cogerh, para avaliar a situação dos Municípios atingidas nos últimos dias pelas chuvas.

“Estamos avaliando a situação das chuvas no Ceará, em especial dos municípios mais afetados pelas enchentes, e as ações que estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento das famílias que foram atingidas”, declarou o governador que, nessa quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, ao tomar conhecimento dos deslizamentos e registros de enchentes, cancelou a agenda na Região Sudeste e retornou ao Ceará.

As atenções são voltadas para o Município de Aratuba e para as cidades mais afetados pelas enchentes, e as ações que estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento das famílias que foram atingidas. O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitao (PDT), acompanhou a reunião.

Um grupo de trabalho foi criado para identificar situações de risco em todo o Estado. As famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.

ASSISTÊNCIA

Além de enviar o aparato das forças estaduais de segurança como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Perícia Forense e Samu, o Governo do Ceará tem atuado para reduzir os prejuízos causados pelas fortes chuvas que ocorrem desde essa quinta-feira em diversas cidades cearenses.

Uma das secretarias mobilizadas é a da Proteção Social (SPS). A Pasta enviou roupas, alimentos, sandálias, sapatos, 60 colchões, cestas básicas, kits de higiene, material de limpeza e serviços de assistência social à Aratuba. Acidade foi a mais atingida, tendo registrado a morte de uma mulher e duas crianças.

Quatro ambulâncias, sendo duas de Unidade de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA) foram enviadas à Aratuba para socorro às vítimas. Além disso, 30 Bombeiros e agentes da Defesa Civil atuaram na cidade. Dezenas de agentes da corporação trabalharam em outros municípios.

NÍVEL DAS ÁGUAS SOBE EM GRANJA

Além das preocupações voltadas aos municípios de Aratuba e Pacatuba, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, acompanham a situação no Município de Granja, onde, nesta sexta-feira, o nível das águas subiu e deixou inquietação entre os moradores, principalmente, do Distrito de Tininha. A localidade, de acordo com a Funceme, registrou, de ontem para hoje, a maior chuva do Ceará, com 112 milímetros. Veja o volume de chuvas em outros municípios, de acordo com a Funceme.

Maiores chuvas por posto do dia
Granja (Posto: TIMONHA) : 112 mm
São Benedito (Posto: SITIO CHAPADINHA) : 106 mm
Miraíma (Posto: MIRAIMA) : 100 mm
Tamboril (Posto: RIACHãO DE CIMA) : 93 mm
Reriutaba (Posto: RERIUTABA) : 91 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: GUARACIABA DO NORTE) : 90 mm
Varjota (Posto: AC. ARARAS) : 86 mm
Independência (Posto: RECIFE) : 84 mm
Boa Viagem (Posto: AÇUDE VIEIRAO) : 84 mm
Ararendá (Posto: ARARENDA) : 82 mm