As últimas horas tem sido difíceis para centenas de moradores de Municípios das Regiões Sul e Sertão Central atingidos pelo alto volume de chuvas e transbordamento de reservatórios e rios. As cidades de Irapuan Pinheiro, Milhã, Solonópole, Piquet Carneiro e Senador Pompeu – todas na Região do Sertão Central, registraram, segundo os dados oficiais da Funceme, cinco das maiores chuvas, entre domingo e segunda-feira (27).
Foram 230 milímetros de chuva em Irapuan Pinheiro, a maior no estado do Ceará em 2023. A Prefeitura do Município decretou estado de emergência e suspendeu aulas na rede de ensino. A situação se tornou preocupante, também, em Milhã, que, recebeu 130 milímetros de chuvas. Localidades da zona rural do município ficaram alagadas, enquanto, na área urbana, imóveis desmoronaram, deixando famílias desabrigadas e desalojadas.
Em Solonópole, a chuva chegou a 120 mm, deixando muitos estragos nas áreas urbanas e rural. As precipitações caíram forte no Município de Senador Pompeu, com chuva de 105 milímetros, que isolou o Distrito de Codiá, provocou o rompimento da CE 166 e fez o açude Patu sangrar após 12 anos.
A Defesa Civil do Estado e as Prefeituras dos Municípios mais castigados pelas enchentes fazem o monitoramento das áreas de risco, enquanto a Secretaria da Proteção Social articula medidas de assistência a população atingidas pelas chuvas. Os danos à infraestrutura rodoviária levaram o Superintendente de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, anunciar, nesta segunda-feira, mais ações para recuperar trechos de CEs e dar proteção a motoristas e passageiros que precisam das estradas estaduais.
O Governador Elmano de Freitas dedicou parte do dia desta segunda-feira para orientar as ações de apoio às famílias desabrigadas ou que, nesse momento, residem nas áreas que representam risco.
Elmano sobrevoo municípios atingidos pelas enchentes, viu de perto o estrago provocado pela subida do nível das águas e pediu agilidade de secretarias e órgãos da administração estadual na implantação de medidas para diminuir o sofrimento dos moradores que perderam imóveis e ficaram desabrigados ou desalojados.
SUL DO CEARÁ
Os municípios de Crato (127 mm), Milagres (121 mm), Porteiras (111) e Barro (110 milímetros) também receberam fortes chuvas. Um trecho da CE 384, que liga o Município de Mauriti, na Região do Cariri, ao estado da Paraíba, rompeu, dois veículos caíram na cratera aberta pela enxurrada e 7 pessoas ficaram feridas.
MAIORES CHUVAS
- Deputado Irapuan Pinheiro – 230 mm
- Milhã – 130 mm
- Crato – 127 mm
- Milagres – 121 mm
- Solonópole – 120 mm
- Piquet Carneiro – 118 mm
- Porteiras – 116 mm
- Catarina – 111 mm
- Barro – 110.4 mm
- Senador Pompeu – 105 mm