Lideranças partidárias, deputados estaduais e federais – eleitos ou reeleitos, estão de olho na definição dos cargos do primeiro escalão do Governo de Elmano Freitas. Muitos cargos são bem cobiçados e, nos bastidores políticos, tem análise, manifestações de interesse e, também, disputa de poder.

A palavra final, porém, é do governador eleito Elmano Freitas que, nesse momento, acompanha o trabalho da equipe de transição que faz um levantamento completo sobre a realidade da máquina administrativa estadual em relação a despesas e obras que estão sendo realizadas e que não podem parar.

INFORMAÇÃO E ANÁLISE NO JORNAL ALERTA GERAL

O repórter Carlos Alberto relata os movimentos nos bastidores políticos e as conversas à mesa de bares e restaurantes da Grande Fortaleza e do Interior do Estado sobre os nomes que entram na lista de especulações para o secretariado de Elmano Freitas.

Elmano tem dividido com o ex-governador e senador eleito Camilo Santana a discussão sobre o perfil e as condições para aliados entrarem no primeiro escalão do governo.

O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

NOMES ESPECULADOS; DE ASSIS QUER SDA

Um dos nomes que estarão na equipe de Elmano é da atual secretária da Fazenda, Fernanda Pacobayba. Elmano decidiu que metade dos cargos do secretariado será destinada as mulheres.

Outro nome dado como certo no primeiro escalão é da atual deputada estadual Agusta Brito, do PT, primeira suplente do senador eleito Camilo Santana. Augusta deve ocupar uma pasta na área social ou de cidadania.

Já o deputado estadual eleito De Assis Diniz (PT) trabalha nos bastidores políticos para voltar à poderosa Secretaria do Desenvolvimento Agrário, SDA, que tem um imenso guarda chuva para projetos eleitorais. Hoje, a pasta é comandada pela ex-prefeita de Jaguaruana, Ana Tereesa. De Assis e Ana são ligados ao deputado federal José Nobre Guimarães que continuará com o controle da SDA.