O Governador Elmano de Freitas (PT) fez, nesta segunda-feira (27), a primeira reforma do secretariado após inquietações com o fraco desempenho de titulares das pastas. Há descontentamento, ainda, com outras áreas da gestão, mas possíveis trocas de secretários ficarão para o final deste ano.

As mudanças, que passam, também, por arranjos políticos e pré-eleitorais, focam, principalmente, na oxigenação do primeiro escalão que, embora com pouco mais de um ano, dava sinais de cansaço e envelhecimento. Elmano sentiu a necessidade de rejuvenescer a máquina.

A mexida no secretariado atingiu uma das principais pastas da administração – a Infraestrutura, antes ocupada pelo engenheiro Antonio Nei, apadrinhado do ex-senador e presidente regional do Republicanos, Chiquinho Feitosa. A saída de Nei foi antecipada há um mês pelo site cearaagora.

O comando da Secretaria de Infraestrutura passa às mãos do advogado Hélio Winston, irmão do Presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão. No contexto pré-eleitoral, Luisa Cela, filha de Izolda, deixa a pasta da Cultura para compor, como vice, a chapa de Evandro à Prefeitura da Capital.

SURPRESA

Uma das surpresas nessas mudanças é a saída do engenheiro Quintino Vieira, cria do então Governador Cid Gomes que, ao longo da administração Camilo, ficou em cargos estratégicos da área de obras. A surpresa é porque Quintino surgiu como um dos nomes para o lugar de Antonio Nei, na Infraestrutura. Nos corredores do Palácio da Abolição, Quintino sai para coordenar a campanha de Evandro Leitão.

MUDANÇAS ANUNCIADAS POR ELMANO

  • Secretaria do Planejamento e Gestão: assume como titular Alexandre Cialdini, em substituição a Sandra Machado
  • Secretaria da Infraestrutura: assume como titular Hélio Winston, em substituição a Antônio Nei
  • Secretaria da Cultura: assume Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, em substituição a Luisa Cela
  • Zona de Processamento de Exportação (ZPE): assume Fábio Feijó, em substituição a Hélio Winston
  • Superintendência de Obras Públicas (SOP): assume José Valdeci Rebouças, em substituição a Quintino Vieira
  • Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice): assume Francisco Barbosa, em substituição a José Valdeci Rebouças
  • CearaPar: assume como Diretora-presidente, Carolina Monteiro, em substituição a Carlos Eduardo S. Marino
  • CearaPrev: assume Adriano Pinheiro, em substituição a José Juarez