Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O cenário para o 2º turno das eleições para a escolha do novo prefeito de Fortaleza está definido e agora as articulações políticas com outros partidos, começam a ser pensadas! O candidato do PDT, José Sarto conquistou, nesse domingo (15), 457.436 votos (35,72%) dos fortalezenses, o que garantiu sua vaga na disputa pela prefeitura no 2º turno junto com o adversário, Capitão Wagner (PROS), que recebeu 426.336 votos (33,21%). Na avaliação do jornalista Luzenor de Oliveira, em sua fala durante o Bate-Papo Político com Beto Almeida no Jornal Alerta desta segunda-feira (16), o resultado não surpreende, pois as pesquisas eleitorais já indicavam esse cenário.

“Números que mostram, o retrato, a vontade dos eleitores. Vamos agora ter um segundo turno travado, onde, nesse momento, Capitão Wagner e José Sarto já começam a se articular para atrair os candidatos derrotados no 1º turno e também os vereadores eleitos”, disse Luzenor.

Após confirmado o resultado do 1º turno das eleições em Fortaleza, o candidato do PDT, José Sarto, agradeceu o apoio recebido dos eleitores e falou sobre as possíveis articulações políticas para o 2º turno. O candidato do Pros, Capitão Wagner, também se manifestou sobre o resultado da votação e sobre as expectativas para a nova fase do pleito.

José Sarto:

Capitão Wagner:

O 2º turno acontece no próximo dia 29 e a partir do dia 20 deste mês se inicia a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, onde, diferente do 1º turno, os candidatos terão o mesmo tempo para apresentar suas propostas e conquistar o voto do eleitor. Nessa nova fase, onde haverá igualdade no tempo dos candidatos, Luzenor destaca que o que fará diferença na escolha do eleitor será o poder de articulação e convencimento de Sarto e Capitão Wagner.

+ Confira o calendário eleitoral

ARTICULAÇÕES PARA O 2º TURNO

De acordo com Beto Almeida, o que se torna urgente nesse momento são as articulações entre os candidatos à prefeitura com os candidatos que perderam a disputa para garantir novos votos e ganhar o pleito. O jornalista ressalta que o PT se destaca na busca de Sarto e Wagner por apoio. Representando o Partido dos Trabalhadores, Luizianne Lins, que ficou em 3º lugar na votação com 227.283 votos (17,76%), deve decidir se apoiará ou não um dos candidatos.

“A expectativa é de que o PT, e ele tem que decidir isso rapidamente, [esteja] apoiando o candidato pedetista. Mas, a grande incógnita é, para onde vai Luizianne Lins, pessoalmente? O PT, como partido, pode até ir ao apoio ao deputado José Sarto […], no entanto, a deputada federal, Luizianne Lins, ainda se mantem em silêncio em relação a isso”, afirmou Beto.

Confira na íntegra o Bate-Papo Político do Jornal Alerta Geral:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp