Há 42 anos, nascia o Plantão Gramatical. O serviço, que é ofertado pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), foi idealizado para auxiliar a comunidade no uso correto da língua portuguesa, registrando mais de 712 mil atendimentos nesse período.
O Plantão Gramatical foi fundado em setembro de 1980, sendo pioneiro no Brasil. Atualmente, contabiliza uma média de 700 consultas mensais, tirando dúvidas sobre diversos assuntos da língua portuguesa. Morfologia, ortografia, correção de texto e sintaxe são os mais recorrentes.
O público que consulta o Plantão Gramatical é diverso. São estudantes, universitários, concurseiros, advogados, professores, magistrados, jornalistas, escritores e profissionais das mais diversas áreas que procuram atendimento na hora daquela dúvida sobre o uso correto do português. Para Débora Marques, presidente do Imparh, “o serviço ofertado pelo Plantão Gramatical é um dos pilares do Imparh, visto sua longevidade e credibilidade junto à população fortalezense”, afirma a gestora.
Marino Neto, professor que compõe a equipe do Plantão Gramatical há 28 anos, expressa a relevância da data e a qualidade do serviço prestado: “temos que estar muito bem preparados, pois nunca sabemos qual a pergunta que vamos receber. Em sala de aula, por exemplo, temos como nos preparar antes”, analisa o professor.
A equipe do Plantão Gramatical atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço está disponível, por telefone ou presencialmente, para usuários de outros municípios e estados brasileiros e também de outros países. O número de telefone para atendimento é o 3225-1979.
Serviço
Plantão Gramatical
Av. João Pessoa, 5609 – Damas
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Telefone: 3225-1979