A agenda pré-eleitoral do presidente Lula vai começar mais cedo a caminho da disputa pelas prefeituras de capitais e de grandes cidades do País em 2024. O PT quer ampliar o número de prefeituras e, no embalo dos bons índices de aprovação do Governo Federal, o presidente Lula será o maior trunfo para a conquista do controle político e administrativo de colégios eleitorais acima de 100 mil eleitores.


Em 2020, o PT elegeu 179 prefeitos e não ganhou uma só prefeitura da Capital. Para 2024, há otimismo e, nessa agenda, o presidente Lula vai fortalecer a estratégia da legenda nos estados. O roteiro de visitas, como destaca o repórter Ednardo Lemos, começa nesta semana pela Região Nordeste, passando pelos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia. O jornalista Beto Almeida, em seu comentário, no Bate Político, registra que a agenda administrativa tem repercussão política e eleitoral.

AGENDA NO NORDESTE, COM PASSAGEM PELO CEARÁ

O presidente Lula desembarca na quinta-feira, 18, em Salvador, onde assina o ato de implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial do estado (Senai-Cimatec) e, no mesmo dia, inaugura, na cidade de Paulo Afonso, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A agenda prevê, ainda, para quinta-feira, visita à refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no estado de Pernambuco. Na sexta-feira, 19, Lula segue para a cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, onde participará da Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

VISITA A FORTALEZA

O primeiro ciclo de visitas do presidente Lula ao Nordeste, em 2024, será encerrado em Fortaleza, na sexta-feira (20), com a assinatura do ato oficial de instituição do campus do ITA no Ceará. A agenda terá a presença do Governador Elmano de Freitas, dos Ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio, e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT).

AGENDA MAIS INTENSA


O presidente Lula deve intensificar as viagens até mês de julho, quando serão realizadas as convenções para escolha de candidatos e alianças na disputa pelas Prefeituras. As lideranças nacionais e estaduais do PT trabalham para lançar o maior número de candidatos a prefeito, seja com nomes próprios ou apoiando candidaturas dos partidos aliados.


No Ceará, o presidente Lula irá fortalecer o palanque do PT que, em 2024, tem como uma das prioridades eleger o prefeito de Fortaleza, cidade que a legenda administrou, pela última vez, no período de 2005 a 2013. Agora, com uma ampla aliança, o PT prepara o lançamento da candidatura do deputado estadual Evandro Leitão à Prefeitura da Capital.