O ex-governador cearense, Ciro Gomes, fez, em entrevista no programa Provocações, da TV Cultura, críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde o dia 7 de abril de 2018. Ao jornalista Marcelo Taz, Ciro chegou a dizer que Lula é “um enganador profissional” e criticou a entrevista concedida por Lula na prisão.
Eu fiquei deprimido porque eu leio diferente da maioria das pessoas. O Lula é um encantador de serpentes, um enganador profissional. Não tem um companheiro que ele não tenha sido desleal ao longo da vida inteira.
Ciro comentou, ainda, o fato do ex-presidente não poder se candidatar nas próximas eleições, já que “está inelegível até fazer 90 anos.” A Lei Complementar 2010 – Lei da Ficha Limpa -, dificulta o acesso de criminosos “de colarinho branco” a assumir cargos no governo. O ex-governador disse, no entanto, que o Partido dos Trabalhadores (PT) sabe que Lula é “carta fora do baralho“.
No PT, como eles são inteligentes, não são burros, todo mundo sabe que o Lula, sob o ponto de vista eleitoral, é carta fora do baralho. Agora, como manejar esse defunto eleitoral é muito delicado para todos eles.
Sobre o atual governo, do presidente Jair Bolsonaro, Ciro também não polpou críticas. Preservando a ala militar – apesar de dizer que está desapontado com a falta de patriotismo na venda da Embraer para a Boeing – o ex-ministro da Economia de Lula, se referiu ao governo como “um bando de idiotas“.