O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

Fortaleza está com 39% da população adulta imunizada completamente contra a Covid-19, ou seja, vacinada com primeira e segunda doses da vacina, ou dose única, divulgou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira (25). A campanha avança a cobertura da vacinação para os adolescentes residentes na Capital a partir desta quinta-feira (26), iniciando com atendimento a 100 adolescentes restritos ao leito.

Conforme dados atualizados pela SMS, 1.710.708 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina, dessas, 735.266 tomaram também a segunda dose, e outras 26.992 foram imunizadas com dose única.

Mais de 44 mil agendamentos estão marcados para esta quarta-feira (25), para aplicação de primeira e segunda doses.

Primeira dose

A D1 pode ser encontrada no Centro de Eventos, no drive-thru e nos salões Jericoacoara e Taíba; nos shoppings Iguatemi, RioMar Papicu e RioMar Kenedy; no Sesi Parangaba e nos quatro Cucas (Jangurussu, José Walter, Mondubim e Barra do Ceará).

A SMS também está realizando repescagem para quem perdeu a primeira data de agendamento da D1 e tem entre 39 e 18 anos de idade.

Para verificar o dia agendado, a população deve acompanhar as listas divulgadas pela Prefeitura no site Coronavírus Fortaleza, acessar o Vacine Já ou baixar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Quem perdeu a primeira dose porque estava diagnosticado com Covid-19, realizou viagem a trabalho ou estava cumprindo o intervalo necessário entre vacinas, também pode se vacinar nesta quarta-feira. Bem como pessoas acima de 40 anos, residentes em Fortaleza e cadastradas no Saúde Digital.

Segunda dose

Para a população que perdeu a segunda dose ou está na data limite (registrada em lápis no cartão de vacinação), a D2 da AstraZeneca pode ser encontrada nos postos de saúde ou no Centro de Eventos. Também no Centro de Eventos, é possível receber a segunda dose da Pfizer e da CoronaVac. E nos Cucas da Capital, a população encontra somente a D2 da CoronaVac.

“À medida que vão chegando doses do Ministério da Saúde para o município de Fortaleza, a gente tenta antecipar a segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca entre 30 e 60 dias, mas pode chegar a 90 dias, que está dentro do prazo preconizado pelo Plano Nacional de Imunização”, informou Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial.

Nesta quarta-feira, o Município tem agendamento antecipado da D2 de CoronaVac. Na quinta-feira (26), haverá antecipação da segunda dose de AstraZeneca, afirmou Soares.

Vacinação de adolescentes

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quinta-feira (26), a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Serão priorizados os jovens restritos ao leito, que serão vacinados em domicílio pelas equipes da Atenção Primária à Saúde. De acordo com os cadastros realizados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), cerca de 100 adolescentes sinalizaram a condição de restritos ao leito até esta quarta-feira (25/08).

As equipes de vacinação atuam das 8h às 17h. Os profissionais trabalham devidamente uniformizados e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

No próximo sábado (28), haverá agendamento para adolescentes a partir dos 17 anos, em ordem decrescente por idade. Mais de 60 postos de saúde irão funcionar para atender o público.