Fortaleza alcançou a marca de 867.191 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, incluindo CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou os indicadores em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Desde 18 de janeiro, 549.139 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 318.052 foram contempladas com a segunda.
Com o avanço da vacinação, o Município inicia, nesta segunda-feira, a quarta fase da campanha.
“Estamos iniciando com pessoas em situação de rua, um público de extrema vulnerabilidade. Por meio da atuação das nossas equipes, está sendo realizada uma busca ativa, tanto pelos trabalhadores do Consultório na Rua quanto dos CentroPop”, informou Ana Estela Leite, titular da SMS.
Simultaneamente, a Prefeitura continua a vacinação dos grupos prioritários das três primeiras etapas.
“Até o momento, em relação à primeira fase, cumprimos 89,8% da meta estabelecida para os trabalhadores da saúde. Em relação à segunda, à medida que novas pessoas vão completando 60 anos, novos cadastros vão, diariamente, surgindo e passando a compor o grupo prioritário”, detalhou.
Profissionais das forças de segurança e salvamento
O processo de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas, alcançou, até a última atualização, 4.605 pessoas, ou 36,8% da meta prevista para a Capital, superando os 31,5% inicialmente estabelecidos para o grupo.
Alcance da 3ª fase da campanha
A terceira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 também vem alcançando expressivos indicadores, com a aplicação da primeira dose em 87.494 pessoas pertencentes aos grupos dessa etapa, incluindo gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente.
Atualizações cadastrais
De acordo com a SMS, até 25 de maio, 160.136 pessoas pertencentes à terceira fase foram agendadas.
“Importante informar que 25 mil pessoas não identificaram o tipo de comorbidade que possuem. Esse grupo precisa acessar o cadastro e fazer uma edição com essa identificação. Serão vacinadas as pessoas cujas comorbidades foram elencadas como prioritárias pelo Ministério da Saúde”, alertou Ana Estela.
Além disso, cerca de 50 mil pessoas agendadas não foram vacinadas em virtude do não comparecimento ou do não atendimento dos critérios prioritários estipulados.
“Ao longo desta semana, iremos divulgar as estratégias para contemplar as pessoas que faltaram à vacinação”, garantiu.
Quarta fase
Em relação aos demais públicos da quarta fase da campanha de vacinação, a titular da SMS informou que, em breve, novas estratégias serão detalhadas.
“Os trabalhadores da educação, ao longo da semana, serão informados das diretrizes estabelecidas após reunião entre o Governo do Estado e os 184 municípios cearenses”, antecipou.