O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

Até a última quarta-feira (25), no município de Fortaleza, 1.719.097 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose. Dessas, 751.759 receberam a segunda. Outras 27.012 tomaram dose única. Os números indicam que 90% da população adulta da Capital já foi vacinada com a primeira dose e 40% já possui com o esquema de imunização completo.

Além disso, nesta quinta-feira (26), foi iniciada a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, com prioridade para aqueles que são restritos ao leito.

De acordo com a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, há um grande número de jovens dessa faixa etária agendados para este fim de semana, cujas listas já estão disponíveis no portal da Prefeitura. Para o sábado, foram chamados 39.984 adolescentes nascidos entre 26 de agosto de 2003 a 10 de abril de 2005.

Já no domingo, a expectativa é atender, para a primeira dose, 12.680 pessoas, das quais 11.184 adolescentes nascidos entre 27 de agosto de 2003 e 21 de agosto de 2005.

“Seguiremos a vacinação ao longo da próxima semana de acordo com a disponibilidade de doses que o município receber, concluindo os adolescentes e a população adulta, grupo que estamos seguindo com a repescagem”, explicou a titular da SMS.

Este grupo está sendo incluído nas listas de agendamento, que já alcançou a idade de 30 anos e seguirá na ordem decrescente.

“Se você perdeu a primeira por algum dos motivos que sempre repetimos, como suspeita de Covid, intervalo de outras vacinas, viagem a trabalho, ou se tiver mais de 40 anos, já está liberado procurar os centros de vacinação para receber a primeira dose”, reforçou Ana Estela.

Segunda dose

A Prefeitura também está realizando agendamentos para a segunda dose, de acordo com os prazos que devem ser respeitados entre as doses e conforme a marca da vacina. O Centro de Eventos do Ceará disponibiliza Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca; os Cucas, a CoronaVac e os postos de saúde, a AstraZeneca.

“Se você perdeu agendamento da segunda dose, priorize-o da mesma forma que priorizou a primeira. Agradecemos a população que tem atendido as nossas convocações, respeitando o horário agendado e os locais que foram programados. É importante que possamos, o mais rápido possível, concluir essa fase importantíssima da campanha e atingir toda a população com o esquema de vacinação completo”, completou a Secretária.