Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou, nesta sexta-feira (24), os números atualizados da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Até agora, 1.955.792 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a doença; 1.165.800 estão imunizadas com as duas doses e outras 27.479, com a dose única. Ao todo, 3.149.071 doses já foram aplicadas no Município.

Somente nesta sexta-feira, 32.262 pessoas estão agendadas para a vacinação. A Secretaria também está recebendo pessoas de 30 a 59 anos que não estão agendadas e ainda não tomaram a primeira dose, são cadastradas na plataforma Saúde Digital e possuem residência em Fortaleza.

Para esse público, a vacina está liberada sem necessidade de agendamento prévio, nos seguintes locais: Sesi Parangaba, shopping RioMar Papicu e nos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).

Já pessoas de 60 anos ou mais que também não se vacinaram com a D1 devem procurar o Centro de Eventos. É preciso estar cadastrado no Saúde Digital e comprovar residência em Fortaleza.

Segunda dose

Aqueles que perderam o agendamento da segunda dose ou estão na data limite podem procurar os centros de vacinação.

No Centro de Eventos, há disponibilidade de D2 das três vacinas: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Nos Cucas, da CoronaVac, e, geralmente, como nesta sexta-feira (24), da AstraZeneca nos postos de saúde.

Terceira dose

Entre esta sexta-feira e o próximo domingo (26), a SMS espera em torno de 85 mil agendados para receber a vacina. Durante o fim de semana, haverá vacinação somente de segunda e terceira doses.

A aplicação da terceira dose para a população de idosos acima de 70 anos inicia neste sábado (25/09). São 27.360 agendados para receber a dose de reforço, recomendada pelo Ministério da Saúde. O agendamento é feito por ordem decrescente de idade e respeitando o intervalo de seis meses após a aplicação da segunda dose.

Familiares de idosos que vivem restritos ao leito deverão informar a situação no posto de saúde mais próximo da residência, para que as providências para a vacinação sejam arranjadas.

Imunossuprimidos

Durante a live, a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, respondeu dúvidas enviadas pela população, entre elas, a de quando terá início a aplicação da terceira dose para pessoas imunossuprimidas.

De acordo com Gouveia, em Fortaleza, a vacina de reforço para imunossuprimidos iniciará após a conclusão da vacinação em idosos.

A secretária adjunta também informou que a terceira dose será aplicada nos idosos independentemente de qual vacina eles tenham tomado anteriormente.

No momento, o Município está oferecendo como terceira dose a vacina da marca Pfizer.

Por fim, Aline Gouveia anunciou o encerramento do primeiro ciclo de lives diárias com atualizações da campanha de vacinação contra a Covid-19 da SMS.

“Essas interações foram importantes para que pudéssemos realizar correções, esclarecer alguns pontos. E continuaremos nos comunicando pelos canais oficiais da Prefeitura e do prefeito José Sarto. Nesse momento, a arma que temos para sair da pandemia é a vacina, e deixo nossa gratidão à população que atendeu aos nossos chamados e respeitou os protocolos. Estamos saindo desse momento graças a toda essa operação de vacinação da SMS e também à colaboração da população”, ressaltou a secretária adjunta.

As informações e atualizações da campanha de vacinação continuarão sendo divulgadas pelos canais da Prefeitura de Fortaleza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp