A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pediu, em Nota divulgada nessa terça-feira (16), a saída do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em função das falhas no planejamento da imunização dos brasileiros contra à Covid-19. De acordo com a nota, é  “necessária, urgente e inevitável” a troca do ministro da Saúde.

Segundo o texto, Pazuello não tem condições de conduzir a superação da pandemia e deve ser substituído “para o bem dos brasileiros”. A CNM relata que, ao longo de 2021, foram várias as tentativas de diálogo com a atual gestão do Ministério, entre pedidos de agenda e de informação.

‘’A pasta tem reiteradamente ignorado os prefeitos do Brasil, com uma total inexistência de diálogo. Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisi& ccedil;ão de vacinas’’, enfatiza a Nota.


A Confederação Nacional dos Municípios destaca, ainda, que todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para Estados e Municípios.

‘’Com uma postura passiva, a atual gestão não atende à expectativa da Federação brasileira, a qual deveria ter liderado, frustrando assim a população do País’’, protesta a CNM.

Abaixo, a íntegra da Nota