Mais um capítulo sobre a polêmica das emendas parlamentares que são liberadas sem transparência: o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que os três Poderes vão “enterrar de vez o modelo das emendas PIX e que apresentarão um modelo “rastreável” de repasse de recursos fundo-a-fundo.
Segundo o ministro, como conta o repórter Sátiro Sales, no Jornal Alerta Geral, já existe acordo sobre as emendas PIX nas negociações entre Executivo, Legislativo e Judiciário para aumentar a transparência, com definição clara sobre a aplicação do dinheiro das emendas parlamentares.
Quanto às emendas de bancada, que são apresentadas pelo conjunto de deputados e senadores de cada estado, ainda não há consenso sobre eventuais mudanças, assim como as emendas de comissão. Para Alexandre Padilha, o tema sobre as emendas PIX está bem resolvido e que a liberação dos recursos, sem transparência, não existe mais.
LIBERAÇÃO DE R$ 233 MILHÕES
O ministro destacou o pagamento pelo Executivo, na semana passada, de R$ 233 milhões em emendas parlamentares, de acordo com as regras estabelecidas pelo STF. Os Poderes Legislativo e Executivo tem até a próxima sexta-feira para apresentar um projeto de lei disciplinando as regras sobre a liberação de emendas parlamentares.