Como resultado do intenso trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Estado, coordenados pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), mais de 75 pessoas já foram capturadas decorrente da Operação Shamar, que iniciou no primeiro dia de agosto. Nesta quarta-feira (7), dia em que se celebra os 18 anos de instauração da Lei Maria da Penha, ocorre também o “Dia D” da Operação Shamar no Ceará. Os trabalhos operacionais seguem até o final do mês de agosto.
A ofensiva é coordenada em nível nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A Operação Shamar – que recebe esse nome em alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar” -, faz parte da campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização, prevenção e combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. Somente nos cinco primeiros dias do mês, 63 prisões foram realizadas no Ceará – sendo 17 capturados por força de cumprimento de mandado de prisão e outros 46 autuados em flagrante por crimes no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Na data de hoje foi deflagrado o ‘Dia D’ da Operação Shamar, culminando com diversas prisões pelas Polícias Civil e Militar. A operação que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher denota uma atenção prioritária a essa temática no nosso Estado e, durante todo o mês de agosto, serão envidados todos os esforços para capturarmos o máximo de foragidos possíveis, além de atuarmos com ações educativas, explicando para população as especificidades desse crime, assim como ações preventivas, posicionamento o policiamento ostensivo de acordo com os dados da Supesp, em locais, dias e horas com maiores probabilidades de ocorrências de crimes dessa natureza, para evitar novos delitos”, destacou o coordenador da Copol, Harley Filho.
No primeiro dia da operação, foram realizadas nove capturas – sendo seis flagrantes e três cumprimentos de mandados de prisão relacionados a crimes de violência doméstica, estupro de vulnerável, descumprimento de medida protetiva, entre outros. As ações aconteceram em Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus.
Prisões em flagrante e cumprimento de mandado
Nesse sábado (03), uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou a prisão em flagrante de um suspeito de feminicídio, ocorrido no bairro Granja Lisboa, que fica na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. O homem, de 32 anos, já possui antecedentes criminais pelos crimes de lesão corporal dolosa, ameaça, roubo, dano, resistência, desacato, crime ambiental, posse de arma de fogo e crime de violência doméstica e familiar contra a mulher.