Fortaleza registrou a menor prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do IBGE, desde que a pesquisa foi iniciada – em 2006.. A deflação foi de 0,24% neste mês de setembro. Este é o menor índice mensal de toda a série histórica da capital medido pelo Instituto.

Além de atingir o menor patamar histórico, o IPCA-15 mensal de Fortaleza também foi o segundo mais baixo do País em setembro, ficando à frente apenas de Goiânia, que apresentou retração de -0,29%. Outras duas capitais do Nordeste, Recife e Salvador, também registraram índices negativos, com -0,09% e -0,19%, respectivamente, enquanto Brasília ficou com o maior percentual mensal, com alta de 0,69%.

O resultado do IPCA-15 de Fortaleza aumentou a retração observada no mês anterior (-0,02%), sendo a quarta queda consecutiva da Capital. A taxa também ficou bem abaixo do resultado geral do País (0,11%).
Dos nove grupos analisados no levantamento, três também registraram deflação na prévia de setembro, com destaque para Alimentação e Bebidas, que caiu 1,18%. Esse grupo já acumula retração de 2,62% no ano.No sentido contrário, foi observada variação positiva de 0,53% em Transportes e acumula alta de 5,54% de janeiro a setembro.