O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, celebrou, neste mês de outubro, um ano de abertura da Unidade de AVC, especializada em atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral isquêmico. Neste período, foram admitidos um total de 684 pacientes, dos quais 663 foram beneficiados com a unidade de AVC Agudo e 534 foram internados no AVC Subagudo. Os dados foram apresentados durante o simpósio “Um ano da Unidade de AVC do HRN – Cuidado e Dedicação à População da Região Norte do Ceará”, realizado nesta terça-feira (31).

Outro dado importante foi a redução da taxa de mortalidade da doença. Em 2015, segundo um estudo científico publicado na revista internacional Frontiers in Neurology, 49% dos pacientes vítimas de AVC na Região Norte faleciam. Um ano após a implantação da Unidade de AVC do HRN, em 2023, a taxa de mortalidade deste serviço foi de 6,8%. Além disso, 88% dos pacientes que realizaram a trombólise no HRN, procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo, melhoraram dos sintomas ou não tiveram seus quadros de saúde agravados.

“A finalidade é sermos um serviço de ponta com um atendimento ágil e integrado com outros setores e serviços para garantir um tratamento eficaz desta doença que está entre as maiores causas de morte no Brasil”, destaca o coordenador médico da Unidade de AVC do HRN, Espártaco Ribeiro.

A titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da Unidade de AVC para a atenção dos pacientes da macrorregião de Sobral. “Os resultados foram magníficos, com 684 pacientes atendidos e com uma taxa de mortalidade menor do que 7%. Vemos o quanto foi importante a abertura desse serviço neste hospital. Muito satisfatório para o gestor entregar para a população um resultado como esse que mostra um atendimento rápido, efetivo de pacientes com AVC e acima de tudo com redução da mortalidade”, avalia.

O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, disse que a Unidade de AVC é uma conquista histórica para a população da macrorregião de Sobral. “Vimos ao longo deste primeiro ano os avanços científicos e sociais que resultam em metas alcançadas impressionantes e a mais destacada é a redução drástica da mortalidade por AVC e isso mostra a eficiência, a importância dessa unidade para todos os municípios que fazem parte da macrorregião Norte”, destaca.