Em uma disputa acirrada, o Brasil elegeu, neste domingo (30), o novo Presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito e os apoiadores do candidato já estão no comitê que fica na avenida Washington Soares, em Fortaleza, comemorando a vitória. Este será o terceiro mandato do petista. Esta é a primeira vez que um ex-presidente volta ao mais alto cargo do Executivo na história do Brasil.
Lula virou o resultado quando 67,76% das urnas foram apuradas e passou na frente do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). As urnas eleitorais foram fechadas às 17h deste domingo (30), encerrando oficialmente a votação do segundo turno das eleições. A apuração começou imediatamente, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula realizou uma coletiva de imprensa na noite deste domingo (30) e disse que a vitória é de um ‘imenso movimento democrático’. De acordo com ele, as eleições têm “um único vencedor: o povo brasileiro”.
“Não é uma vitória minha ou do PT, mas de um imenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, discursou Lula.
Segundo ele, se trata de uma ressurreição política: “Tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui”.
Eleições – Governo do Estado
Além disso, em 12 estados também estava havendo a disputa para governador. No Ceará, Elmano de Freitas (PT) foi eleito no primeiro turno, realizado em 2 de outubro.
+Veja mais