A Argentina proporcionou, na tarde deste domingo (18), uma partida acirrada contra a França e conquistou o tetracampeonato. A seleção argentina derrotou a França por 4 a 2 na disputa de pênaltis, após um empate de 3 a 3 com a bola rolando, no Estádio de Lusail, na decisão da Copa do Catar. Campeã em casa, em 1978, e no México, oito anos depois, a Argentina ergueu a taça do mundo pela primeira vez longe do continente americano. Em 22 edições, esta é a terceira vez que o feito acontece. As anteriores foram em 1958 (Suécia) com o Brasil e em 2014 (Brasil) com a Alemanha.

O destaque da partida ficou por conta do jogador Lionel Messi. O craque de 35 anos que está na última Copa da carreira vai poder levantar a taça mais cobiçada do planeta. Além de campeão, Messi encerrou a competição como vice-artilheiro (com sete gols) e jogador com mais partidas na história dos Mundiais (26, à frente do alemão Lothar Matthäus).

Os franceses, então atuais campeões, sentiram o gosto amargo do vice pela segunda vez – a primeira foi em 2006. Perderam a chance de repetir o Brasil de Pelé e Garrincha, última seleção a vencer duas Copas seguidas, entre 1958 e 1962.