Comerciantes e consumidores dos polos da José Avelino e Centro Fashion, em Fortaleza, podem aproveitar a redução tributária do Empreendedor Legal a partir desta segunda-feira (15/7). A iniciativa do Governo do Ceará é vinculada à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e propicia o fomento à regularização fiscal e às vendas do setor de moda.
“O programa tem como principal objetivo a conformidade fiscal”, enfatizou o titular do Fisco cearense, Fabrízio Gomes. O gestor reforçou que o diálogo com representantes do segmento possibilitou ao Estado desenvolver o Empreendedor Legal de forma mais eficiente. “A emissão desse documento é fundamental, pois evita a apreensão de mercadorias durante o trânsito interestadual, favorecendo o transporte para aquelas pessoas que vão ao centro de Fortaleza adquirir peças de vestuário. Essa ação, sem dúvidas, incentiva ainda mais o turismo de compras”, acrescentou.
Ao entrar no portal, disponível neste link, o contribuinte preenche os campos solicitados — como número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e data de nascimento — para acessar o sistema facilitado e, assim, obter a NFA-e. Por meio da plataforma intuitiva, as pessoas físicas solicitantes, sem inscrição na Sefaz-CE, têm acesso ao documento cerca de uma hora após o pagamento.
A secretaria também disponibiliza, a partir desta segunda-feira, o atendimento presencial no Centro Fashion e no Pátio Central, com pontos fixos para tirar dúvidas sobre o programa. O decreto que formaliza o Empreendedor Legal, elaborado com foco no fortalecimento do ambiente de negócios dentro do Ceará, foi assinado no dia 5 de junho deste ano.