Os gestores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade financeira das empresas, procurando novos meios de reter gastos e achar outras alternativas que possam trazer mais facilidades à rotina de trabalho. Um dos investimentos que ajudam as companhias a reduzirem custos, é a implantação da telefonia IP, que possibilita uma série de melhorias e praticidades na comunicação da empresa e oferece economia desde a instalação, manutenção e disponibilidade do sistema.
Foi pensando nessas funcionalidades que a Sirona Brasil, empresa do setor de máquinas e equipamentos odontológicos, resolveu utilizar o Callbox, solução desenvolvida pela L5 Networks, que atualmente lidera o mercado de telecomunicação em nuvem no Brasil.
“A empresa precisava de uma solução de call center que oferecesse segurança e 100% de monitoramento, com indicadores que expressassem a performance da área. Além disso, a digitalização da telefonia nos escritórios trouxe transparência para as áreas de suporte e uma redução expressiva de mais de 40% na conta de telefonia fixa e móvel”, disse Fernando Dória, gerente da Sirona Brasil.
A Skytef, empresa de solução em captura de transações, também aderiu o Callbox no sistema de telefonia afim de deixar o trabalho mais viável e mais rápido. “Antes utilizávamos um outro sistema que custou em torno de R$ 60 mil na época, a aquisição da ferramenta Callbox, custou cerca de R$ 20 mil. Agora temos toda telefonia IP, trazendo facilidade de alteração de layout, configuração da solução e ampliação da estrutura. A possibilidade de termos um softphone no celular também facilita muito, pois podemos estar em qualquer lugar e ainda termos o nosso ramal”, conta Roberto Mochiducky, sócio da empresa.
Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, explica que o mercado de telecomunicação no Brasil está passando por muitas mudanças e que cada vez mais as corporações vão aderir novas soluções para o sistema de telefonia. “As empresas, inclusive as mais conservadoras, já entenderam que a telefonia IP é ida sem volta. Muitos falam que é o futuro, mas não, é o presente, para nós da L5 já é presente há 10 anos. Quem não adere a telefonia IP, está atrasado e gastando bem mais do que deveria, pois com a nuvem possuem a chance de ganhar mobilidade com dispositivos móveis, agilidade nas customizações e também redução de custos, um fator que realmente chama bastante atenção dos gestores”, diz.
O empresário analisa que o aumento de pequenas e médias empresas influencia cada vez mais o setor de telecomunicação no país. “A demanda para empresas como a L5 Networks está aumentando, porque os empreendedores querem cada vez mais personalização das comunicações, implantações mais rápidas, dinamismo e zero impacto em importações. O mercado de telecom está aquecido, pois o controle de gastos é necessário e a quantidade de concorrentes aumentam a cada dia, o que é ótimo para os empresários e consumidores”, finaliza.