Os aposentados e pensionistas do INSS que aguardavam a liberação do Governo Federal para empréstimos consignados com a taxa de juros mensal de 1,97% já podem bater à porta das agências bancárias. A mudança já está valendo após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) publicar, nesta quinta-feira (dia 30), no Diário Oficial da União, a Resolução 1.351 que oficializa o novo teto dos juros do crédito consignado.

De acordo com a resolução, para as operações feitas com cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a nova taxa máxima passa a ser de 2,89% ao mês.

O Conselho Nacional de Previdência Social havia aprovado, no dia 13 de março, a redução do teto dos juros no empréstimo convencional de 2,14% para 1,70% ao mês, como queria o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mas, diante dessa taxa, as instituições financeiras suspenderam a linha de crédito.

Após quase semanas de negociações, o CNPS aprovou, na última terça-feira, por 11 votos a um, com três abstenções, a nova taxa de juros.