Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Pedir um empréstimo consignado é tentador para o aposentado que está precisando de grana. Mas, antes de assumir esse tipo de dívida, é importante avaliar os riscos e pesquisar quais opções têm juros mais baixos.

Para beneficiários da Previdência Social, o empréstimo consignado costuma ser uma opção mais barata em relação a outros tipos de crédito. A taxa máxima nessa modalidade é regulada pelo governo e, atualmente, está em 2,08% ao mês.

Os juros chegam a quase 25% ao ano -é muito mais do que os cerca de 3% de aumento que os benefícios do INSS terão em 2018. A nova lei trabalhista já permite que uma empresa contrate um empregado para trabalhar apenas algumas horas por semana ou só uns poucos dias no mês.

Apesar da novidade na carga horária, o chamado contrato intermitente dá ao profissional muitos dos direitos garantidos aos empregados com horário fixo. O trabalhador que aceitar um contrato intermitente mantém direitos já assegurados pela Constituição, como 13º salário, férias e piso salarial. A diferença é que, nessa modalidade, os valores são proporcionais às horas ou aos dias trabalhados.