O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Camilo Santana (PT), que teve, na segunda-feira, uma longa conversa virtual com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, está com encontro marcado com o senador Cid Gomes (PDT).

A reunião não tem horário definido, nem consta na agenda oficial de Camilo e poderá ocorrer nesta quinta-feira, de acordo com informações que circulam nos bastidores da Assembleia Legislativa. Camilo foi a São Luis do Curu para receber o título de cidadania do Município e, na agenda, participa, hoje, de reunião em Aquiraz.

Camilo e Cid não conversam há mais de um mês. O pedetista decidiu silenciar ao longo do mês de junho e não se envolveu nos conflitos entre PT e PDT. Cid, sequer, participou do encontro nacional do PDT realizado, no último dia 15, em Fortaleza.

EMERGIR COM MENOS TURBULÊNCIA

A poucos dias para o PDT definir o nome a ser lançado ao Governo do Estado, Cid Gomes retoma a agenda política. O ex-governador Camilo Santana assumiu apoio à pré-candidatura da Governadora Izolda Cela. O PT seguiu o mesmo caminho de Camilo e endossou apoio a Izolda. Cid não se pronunciou, nem externou preferência entre os nomes que o PDT dispõe para lançar ao Palácio da Abolição.

O irmão de Cid, Ciro, foi mais incisivo e não esconde o desejo de ver o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, à frente da chapa do PDT. A temperatura que estava elevada na relação de petistas e pedetistas baixou um pouco após reunião, na última segunda-feira, entre os deputados federais José Nobre Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT). Guimarães e André distribuíram mensagens pelas redes sociais para definir a conversa como positiva e defenderam a manutenção da aliança no Ceará.

CONVERSA COM LULA E REUNIÃO COM GUIMARÃES

O ex-governador Camilo Santana fez um desenho completo para o ex-presidente Lula sobre o quadro pré-eleitoral no Ceará. Camilo nada falou sobre outros pontos da conversa, mas apresentará em uma reunião com o deputado federal José Nobre Guimarães e com o presidente da Executiva Regional do PT, Antonio Alves Filho, o Conin, o teor da troca de informações com o presidenciável Lula.

O encontro entre Guimarães e Camilo pode acontecer ainda hoje e decidirá, também, uma posição unificada a ser apresentada na reunião dos dirigentes estaduais do PT para definição sobre as eleições de 2022. O encontro estadual será realizado, nesse sábado, a partir das 9 horas e terá a participação dos deputados estaduais e federais da sigla. A tendência é o PT sinalizar para manutenção da aliança à espera da escolha, pelo PDT, do candidato ao Governo do Estado.

+ SAIBA MAIS

Nota de Izolda deixa a entender que pesquisa para escolha de candidato já está sendo feita

Manifestação da Governadora Izolda pode ter impacto na reunião do PT marcada para sábado

Izolda se opõe à pesquisa como único critério para definir candidatura do PDT ao Governo do Estado