As manifestações de apoio ao ex-prefeito Roberto Cláudio durante o encontro nacional do PDT, realizado, nessa quarta-feira, em Fortaleza, esvaziaram as dúvidas sobre os rumos do partido na sucessão estadual. Como registrou este site, o PT pode espernear, mas o PDT escolherá na convenção estadual o ex-prefeito como o candidato ao Governo do Estado. O nome será antecipado, de forma oficial, antes do dia 15 de julho.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, cumpriu o papel de porta voz da ala do partido que quer a candidatura de Roberto Cláudio. Lupi se derramou em elogios ao ex-prefeito e o definiu como um gestor competente e preparado e, de forma cortês, disse que a Governadora Izolda Cela tem méritos. Izolda recebe apoio do ex-governador Camilo Santana e do PT, mas, como disse o próprio Camilo, a decisão sobre o nome é do PDT.

O entusiasmo com Roberto Cláudio não se limitou aos elogios de Cláudio Lupi e foi bem além com o duro recado do presidenciável Ciro Gomes ao PT: ‘’’seja feliz’’. Foi, assim, a reação de Ciro ao ser questionado sobre a ameaça do deputado federal José Nobre Guimarães de que, se a escolha recair sobre Roberto Cláudio, o PT construiria outro rumo na sucessão estadual.

A leitura no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com o relato do repórter Carlos Alberto sobre os bastidores do encontro do PDT e dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, é que as dúvidas sobre quem será o nome da base governista ao Palácio do Planalto estão dissipadas.