O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora, abre espaço, nesta quarta-feira (15), para conversar com o ginecologista e especialista em endometriose da UFC, Juvenal Linhares sobre uma doença silenciosa e que gera transtornos e muitas dores para as mulheres: a endometriose.

A endometriose, que, na maioria dos casos, tem diagnóstico tardio, é caracterizada pelas fortes cólicas e dores abdominais que impedem a mulher de realizar atividades cotidianas. Com dicas e informações importantes, o ginecologista Juvenal Linhares conversa com a repórter Karoline Farias.

REDE DE JORNALISMO


O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado e, também, pelas redes sociais do @ceaeraagora.

DORES E INCOMODOS

Além das cólicas e dores abdominais, surgem, ainda, como sinais de que a doença pode indicar a existência da a endometriose, sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação; sangramento menstrual intenso e irregular; – dor intensa em relações sexuais; dor pré-menstrual, chegando a acontecer uma ou duas semanas antes da menstruação acontecer de fato e acometendo o abdômen; fadiga e cansaço; infertilidade ou dificuldade maior para engravidar; e diarreia.

Quais os sintomas de endometriose?
Além das cólicas muito fortes, que chegam a impedir que a mulher realize suas atividades cotidianas e das fortes dores abdominais,

outros sintomas de endometriose incluem:
– sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação;
– sangramento menstrual intenso e irregular;
– dor intensa em relações sexuais;
– dor pré-menstrual, chegando a acontecer uma ou duas semanas antes da menstruação acontecer de fato e acometendo o abdômen;
– fadiga e cansaço;
– infertilidade ou dificuldade maior para engravidar; e
– diarreia.