A Enel continua como a empresa campeã de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor no Ceará. São queixas sobre cobranças e desligamentos indevidos e demora no atendimento. O Decon registra, em 2021, 831 reclamações contra a Enel somente neste ano, mesmo após a empresa ter sido obrigada a assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para corrigir as falhas no serviço prestado à população.

O histórico das denúncias da população contra os abusos da concessionária de energia elétrica no Ceará vem de longe. Em 2020, a Enel carregou, também, o título de campeã de reclamações. Foram, pelo menos, 1.530 consumidores da Grande Fortaleza e do Interior do Estado que foram ao Decon para denunciar a má qualidade dos serviços da empresa.

Segundo o Coordenador do Setor de Atendimento do Departamento de Defesa do Consumidor do Ceará (DECON), Ticiano Feitosa, as principais queixas relatadas pelos consumidores são relacionadas ao consumo elevado, cobrança indevida, acordo para pagamento, corte indevido e cobrança não reconhecida pelo consumidor.

Ticiano disse, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o Decon consegue solucionar aproximadamente 90% das queixas relatadas. E, mesmo não conseguindo resolver 10% das reclamações, o coordenador afirma que a empresa, ainda assim, sofre penalidades, com multas. Ticiano aconselha, ainda, que, diante do descumprimento de normas do Código de Defesa do Consumidor, as pessoas devem denunciar a má qualidade de serviços.

“É importante que a população nos procure. A partir daí, o Decon vai fazer sua parte, que é notificar, solicitar esclarecimentos e multar se for necessário”, destacou.


A Enel manteve o silêncio sobre os números de reclamações no Decon.


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