O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou, nesta quarta-feira, 8, a Enel Ceará para que preste esclarecimentos sobre a promoção, divulgada pela Concessionária, no pagamento de contas de energia pelo aplicativo PicPay. A Concessionária tem cinco dias para explicar a parceria que promete “cashback” de R$ 12,00 nas contas de energia, mas cobra pelo pagamento no cartão de crédito.
A Companhia tem divulgado um “cashback” (dinheiro de volta) de R$ 12,00 para o consumidor. No entanto, algumas contas de energia poderiam passar de mais de R$ 100,00 de aumento, quando realizado parcelamento.
Para o Procon, a suspeita é de publicidade enganosa, tendo em vista que os R$ 12,00 de “cashback”, prometidos pela Concessionária, estão atrelados ao pagamento com cartão de crédito pelo aplicativo PicPay, de duas faturas de energia consecutivas nos meses de junho e julho, o que não cobre as taxas de juros e de conveniência cobradas.
Uma conta de energia, de R$ 420,00, por exemplo, no pagamento à vista passaria para R$ 436,75, com taxa de conveniência de 3,99%, já superando os R$ 12,00 de cashback prometidos. Se a mesma conta for parcelada em dez vezes, o valor original saltaria para cerca de R$ 538,30. Nesta última, além da taxa de conveniência de 3,99%, são acrescidos juros mensais de 3,99% para cada parcela.
De acordo com a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, caso não sejam identificados benefícios e vantagens para os consumidores, a ação poderia ensejar publicidade enganosa e crime contra as relações de consumo, por induzir o consumidor ao erro no pagamento de contas por meio de uma espécie de financiamento de juros, o que não ficou claro, ainda mais com a promessa de um benefício final que pouco compensaria ou sequer existiria.
“A migração para este tipo de pagamento nos parece ser mais onerosa ao consumidor e isto não ficou claro na parceria divulgada pela Concessionária, ao contrário, anunciada como algo benéfico e que facilitaria o pagamento de contas. O Código de Defesa do Consumidor preza pela informação clara, precisa e ostensiva”, lembrou a Eneylândia, alertando que a multa para práticas abusivas pode chegar a pouco mais de R$ 15 milhões.
Em nota, a Enel Ceará informou que as taxas de conveniência e os juros não foram definidos pela distribuidora para compor a campanha, fazendo parte das decisões financeiras da carteira de pagamentos. A empresa ressalta que não arrecada quaisquer valores extras pagos nessa modalidade além do total já emitido na fatura de energia encaminhada aos seus clientes. A distribuidora reforça ainda que essa iniciativa faz parte de ações que visam oferecer mais opções de pagamento da conta de luz e também incentivar o uso dos meios digitais para facilitar o dia a dia dos clientes.
(*) com informações do Procon Fortaleza