A Enel Distribuidora Ceará registrou, no ano passado, 1.363 postes danificados no Ceará por abalroamentos. Mesmo durante a pandemia, onde as pessoas estavam em isolamento social, o número representa um aumento de cerca de 13% em relação ao contabilizado no mesmo período de 2019. Somente em Fortaleza e Região Metropolitana, 795 postes foram danificados ano passado, representando um aumento de 25% com relação ao ano anterior.

Segundo o Gerente de Manutenção da Enel Distribuidora Ceará, Eduardo Gomes, o maior número de ocorrências acontece no início de cada mês e nos finais de semanas.

“O excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica e a sonolência dos motoristas são as principais causas dos acidentes. O que chama atenção é esse número ter aumentado mesmo em um período que as pessoas estavam mais em casa, devido à pandemia do coronavírus”, explica.

O que fazer

Quando situações como essas acontecem, a Enel deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar maiores acidentes. Não se deve tocar em cabos que estiverem no solo, ficar embaixo de estruturas danificadas, nem tentar realizar o isolamento da área. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, mantendo sempre distância dos fios.

Para tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel coloca defensas em alguns postes. Isso reduz a possibilidade de o equipamento tombar e ainda reduz o risco  para os passageiros do veículo. Em casos de colisão de veículos, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento.

(*)com informação da Enel