Neste domingo (03), milhares de estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio. O Ceará é o 2º estado do Nordeste com o maior número de inscrições, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, foram 294.992 inscritos e o estado fica atrás apenas da Bahia. Com o dia da prova chegando, os participantes precisam ficar atentos as recomendações para não perder a prova.
Devido os diferentes fusos horários, os portões dos locais do exame vão abrir e fechar em horários diferentes em todo país. No Ceará, o horário de abertura dos portões será ao meio-dia e fechará às 13h. Após o fechamento, não será permitida a entrada de nenhum participante.
Serão aplicadas, nesse primeiro domingo, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, de Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação. Cada prova tem 45 questões, enquanto a redação deve ter entre 7 e 30 linhas. No primeiro dia, o horário máximo de término das provas será às 19h.
No local de prova, que deve ser consultado no site, o participante deverá apresentar o documento oficial e original, com foto. É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada de material transparente.
O segundo dia do Enem será em 10 de novembro, com aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Mudanças
Esta é a última edição do Enem inteiramente de papel. A partir do ano que vem, a prova começa a ser aplicada, ainda em versão teste, digitalmente. Até 2026, as provas deverão ser todas feitas pelo computador. A ideia é que o exame seja aplicado mais de uma vez por ano.