Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode participar da seleção todo e qualquer professor da rede pública que preencha os requisitos previstos nos editais que subsidiam a seletiva, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para cadastramento pelo sistema do Banco Nacional de Itens (BNI) vai até o dia 18 de outubro.
Além de outras regras, é necessário comprovar a formação acadêmica ou continuada, além das experiências como docente e a prática em elaboração e revisão de itens. Para isso, o profissional deve apresentar diploma ou certificado (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso na área de interesse.
As atas de defesa de mestrado ou doutorado com aprovação também podem ser utilizadas como documentos comprobatórios – nos parâmetros dos editais da seleção –, desde que a defesa tenha ocorrido até 6 meses após a conclusão do curso.
*Com informações do MEC