Enem 2025: inscritos autodeclarados indígenas crescem 89%

Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no sábado, 9 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), traz um comparativo entre 2022 e 2025 na quantidade de participantes com inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se autodeclaram indígenas.

De acordo com o Painel Enem, na comparação entre os anos, houve um aumento de 89%. O número passou de 19.980 para 37.489. Os dados completos estão disponíveis no portal do Inep. 

Em relação à escolaridade, 16.610 dos inscritos autodeclarados indígenas, em 2025, afirmaram estar cursando a última série/ano do ensino médio. O quantitativo é o dobro dos 8.279 inscritos autodeclarados indígenas que disseram, em 2022, serem concluintes do ensino médio. 

Este ano, o perfil dos inscritos confirmados autodeclarados indígenas por sexo apresenta uma diferença pequena, 55,61% feminino e 44,39% masculino. Juntos, o número de participantes que disseram já ter concluído o ensino médio é de 14.052. 

Dentro da distribuição geográfica por unidades da federação, Amazonas foi o estado que mais teve inscritos confirmados autodeclarados indígenas (6.764), seguido de Pernambuco (4.525) e Bahia (3.450). A realização das provas do exame desta edição estará distribuída em 1.804 municípios brasileiros. 

Informações – Ministério da Educação