O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais informou que 69,4% dos 4.325.960 de estudantes inscritos fizeram a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, no último domingo. A abstenção foi de 30,6%, a menor desde 2022.

No ano passado, 71,9% dos 3,9 milhões de alunos inscritos fizeram a prova e 32% se ausentaram. Em 2022, foram confirmadas 3,4 milhões de inscrições e abstenção de 31%.

O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 20 de novembro no edital, deve ser antecipado para esta semana. As informações foram divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, em coletiva de imprensa nesta noite. A aplicação do exame foi encerrada às 18h30.

O resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes a partir de 13 de janeiro de 2025. O Enem serve como ingresso para universidades e institutos públicos e privados. É realizado por estudantes ao término da educação básica.

O Enem pode ser critério único ou complementar dos processos seletivos e também para acesso, por exemplo, ao Fundo de Financiamento Estudantil e ao Programa Universidade para Todos. Os resultados do exame Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas.