Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), decidiu antecipar medidas para fortalecer a rede de saúde do Município e anunciou a reativação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Amadeu Sá para pacientes com Covid-19. A medida é adotada diante de um cenário de explosão de casos da doença na Grande Fortaleza. Os leitos devem estar disponíveis na última semana deste mês.


Acilon, ao destacar a importância das ações preventivas – como vacinação e uso da máscara, ressalta que a ampliação dos leitos de UTI atenderá não apenas pacientes do Eusébio, mas de cidades vizinhas. Mesmo com essa iniciativa, Acilon é enfático: a vacina é a melhor forma de serem evitados casos graves da Covid-19.


Quanto ao êxito da campanha de imunização, o prefeito de Eusébio tem motivos para comemorar: o município ultrapassou a marca simbólica de 100 mil doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas após um ano de intenso trabalho. “Quero expressar minha satisfação e gratidão aos trabalhadores de saúde e aos servidores públicos de uma forma geral que não têm medido esforços para salvar vidas”, comemora Acilon.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS DE UTI

Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde visitou, nessa terça-feira (18), o município de Eusébio para avaliação das condições de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com sintomas mais graves da Covid.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os 10 leitos de UTI agora serão de caráter permanente, porém com a prioridade para acolher e tratar pacientes respiratórios, inclusive por Covid-19, no atual momento de aumento crítico de novos casos da doença. A expectativa, segundo, ainda, a Secretaria de Saúde do Município, é recebimento de pacientes regulados para internação na última semana deste mês de janeiro.


TESTAGEM AMPLIADA

Outra ação da Secretaria de Saúde é a realização de testes para ser detectada a infecção pelo coronavírus. Ao longo do mês de janeiro de 2022, foram realizados 3.294 testes para covid-19. Isso representa, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, mais da metade (53.94%) do total de testes realizados durante todo o ano de 2020, tendo sido confirmados até aqui 762 novos casos de Covid-19, o correspondente a 38% da soma de todos os casos de covid-19 registrados em 2020.
Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de serem mantidos os cuidados preventivos como uso da máscara e higienização das mãos com sabão e álcool em gel a 70%. A recomendação é para as pessoas evitarem, também, aglomerações e estarem vacinadas. E, no caso de confirmação da doença, a orientação é para o cumprimento da quarentena e isolamento por duas semanas.

(*) Com informações da Prefeitura Municipal de Eusébio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp