A taxação dos inativos completa 20 anos desde que foi instituída em 2003, como consequência da reforma previdenciária. Os aposentados e pensionistas egressos do funcionalismo público são obrigados a pagar a contribuição previdenciária, mesmo já tendo feito por no mínimo 30 anos, se mulher, e 35 anos, se homem. Os aposentados do INSS também são tarifados na hipótese de estarem trabalhando. Mas a troca de governo deu esperança sobre o fim da contribuição. Confira mais informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles.
O governo federal criou enquete disponível na página Brasil Participativo, responsável por reunir propostas de políticas públicas que poderão fazer parte do PPA (Plano Plurianual), além de criar diretrizes e programas de governo para os próximos anos. Para participar, basta clicar nesse link e clicar em “Votar”. Para que o seu voto seja computado, é necessário informar seus dados de login da conta Gov.br.
A proposta em votação no Brasil Participativo trata da contribuição previdenciária em decorrência da emenda constitucional 103/2019, a Reforma da Previdência, que instituiu alíquotas muito superiores ao Regime Geral da Previdência Social para que os servidores públicos possam ter direito à aposentadoria integral, mantendo-se obrigatória mesmo após a aposentadoria. Caso essa iniciativa prospere, representará um alívio para os aposentados e pensionistas dos setores públicos e privados em todo o país.
JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por 22 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.
LEIA MAIS