O empresário Abilio Diniz morreu em decorrência de uma pneumonite. A doença é um tipo de inflamação pulmonar grave, mas diferente da pneumonia, que é infecciosa, acontece por exposição a substâncias que irritam os pulmões. Segundo o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória causada por pneumonite. O empresário ficou um mês internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.

O que é pneumonite?

A pneumonite é uma inflamação nos pulmões que atinge a parte intersticial do órgão, que é a região entre os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são responsáveis por transformar o gás carbônico em oxigênio.

A doença acontece, geralmente, por hipersensibilidade. Ou seja, decorrente da inalação de substâncias químicas em partículas tão pequenas que são capazes de serem absorvidas pelo pulmão, causando a inflamação.

— Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da SBPT.

Nos quadros graves, ela pode levar a uma fibrose pulmonar, que é quando se formam cicatrizes nos pulmões, enrijecendo o tecido e dificultando a respiração. Além de insuficiência respiratória.

Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?

A diferença está na causa e também em como ela age no corpo. A pneumonia atinge os alvéolos, já a pneumonite atinge uma outra área: o interstício, que fica entre os alvéolos.

Outro ponto é a causa. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos.

A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada. Há casos por inalação de spray, óleo, qualquer coisa que possa causar uma irritação de natureza inflamatória.

— Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da SBPT.

Quais os sintomas?

Alguns dos sintomas da doença são tosse, falta de ar, chiado no peito, dor no peito, dor ao respirar, irritação no nariz e na garganta, fraqueza, febre e dor abdominal.

Quem era Abilio Diniz

Abilio Diniz foi um dos mais importantes empresários brasileiros.

Conhecido pela construção da rede Pão de Açúcar, que começou com uma doceria aberta pelo empresário e o pai em 1984 no Rio de Janeiro. Anos depois, o comércio se expandiu a todo o território nacional.

Depois, em 1997, inaugurou sob seu comando o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. Cinco anos depois, com empréstimo do BNDES, comprou a Eletroradiobraz, e seguiu comprando, crescendo e inovando.

Diniz também foi o primeiro a criar supermercado em shopping e a abrir suas lojas 24 horas.

Deixou o Pão de Açúcar em 2013 e comandou a BRF – uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Depois, criou uma empresa de investimentos, que comprou ações do Carrefour.

Em 2022, perdeu o filho João Paulo, de 58 anos, vítima de um infarto, em Paraty, no Rio.

Ele deixa esposa e cinco filhos.

(*)com informação do G1