A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 230 vagas para sete cursos no mês de setembro. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site gastronomiasocial.org.br, nos dias 10 e 11 de setembro. O resultado será divulgado no site e redes sociais da Escola no dia 12 de setembro.

Os cursos disponíveis são “Tortas Salgadas Comerciais” (presencial/noite), “Pães Artesanais” (presencial/noite) e “Sanduíches e Hambúrgueres” (on-line/noite), no ciclo 1; e “Comida de rua: Pratos regionais” (on-line/tarde), “Planejamento e Operação de Buffet Móvel” (on-line/noite), “Saladas e Molhos” (presencial/noite) e “Sobremesas Comerciais” (presencial/noite), no ciclo 2.

Segundo Selene Penaforte, superintendente do equipamento, as formações mensais de curta duração incentivam a reflexão sobre a cadeia produtiva de alimentos e valorizam tanto os saberes quanto os insumos locais. “Os Cursos Básicos também contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, seja para o empreendedorismo ou para o mercado de trabalho”, destaca.

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter a partir de 17 anos, incluindo adultos e idosos, disponibilidade para participar das aulas no período da tarde, das 13h30 às 17h, ou da noite, das 18h30 às 21h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critérios estabelecidos no manual de inscrição. As pessoas selecionadas serão contatadas por WhatsApp, sendo necessário ter atenção no momento de preencher o formulário.