A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 260 vagas em oito cursos no mês de outubro. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site gastronomiasocial.org.br em dois ciclos e os interessados nos cursos devem se inscrever nos dias 1º e 2 de outubro para o ciclo 1, e nos dias 15 e 16 de outubro para o ciclo 2.

Os cursos disponíveis no ciclo 1 são “Culinária com Técnica de Congelamento” (on-line/tarde), “Comida de rua: Pratos Regionais” (presencial/noite), “Tortas Doces e Salgadas” (presencial/noite) e “Panificação Tradicional Nordestina” (presencial/noite). No ciclo 2, serão ofertados os cursos “Comida de rua: Espetinhos e acompanhamentos” (on-line/tarde), “Boteco: Petiscos e Entradas” (presencial/noite), “Brigaderia” (presencial/noite) e “Croissant: Doces e Salgados” (presencial/noite).

“Esses cursos de curta duração, realizados mensalmente, incentivam a reflexão sobre a cadeia produtiva de alimentos e valorizam os conhecimentos e recursos locais. Além disso, os Cursos Básicos ajudam a desenvolver habilidades fundamentais para empreender ou atuar no mercado de trabalho”, afirma Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter a partir de 17 anos completos, incluindo adultos e idosos, disponibilidade para participar das aulas no período da tarde, das 13h30 às 17h, ou noite, das 18h30 às 21h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critérios estabelecidos na Chamada Pública. As pessoas selecionadas serão contatadas por WhatsApp, sendo necessário ter atenção no momento de preencher o formulário.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. A Escola, inaugurada em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense. A partir dos diversos tipos de saberes que envolvem a cadeia de produção, promove-se a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.