Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O funcionamento de aulas presenciais nas escolas do Ceará será ampliado para mais séries nas escolas particulares a partir do dia 1° de outubro. Em Fortaleza, o funcionamento também será ampliado, conforme anúncio do Governador Camilo Santana por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais neste sábado (19), em comum acordo com o prefeito Roberto Cláudio.

Séries permitidas a partir do dia 1º de outubro são:

  • 1º e 2º anos do ensino fundamental
  • 9º ano do ensino fundamental
  • 3º ano do ensino médio
  • Educação de jovens e adultos (EJA)

As escolas terão que cumprir algumas medidas para que o retorno seja permitido, como por exemplo realizar testes em profissionais da Educação. Camilo deixou claro que a reabertura ficará a cargo das prefeituras e escolas particulares.

“Há todo um protocolo que nós vamos ter que cumprir e só poderá iniciar as atividades a partir do dia primeiro com esse protocolo cumprido. Caberá aos gestores municipais e donos dos estabelecimentos privados tomarem a decisão de garantir ou não o retorno dessas atividades presenciais”, destacou.

Os municípios das demais macrorregiões do Ceará vão entrar na etapa de transição, na qual ficam liberadas atividades extracurriculares, aulas práticas e estágio para concludentes e não concludentes de cursos do ensino superior e educação infantil do setor privado com 35% de sua capacidade.

Novos avanços

Sobre novos avanços na retomada presencial das aulas, o governador disse que o grupo de avaliação continuará estudando a melhor época para a liberação.

“As outras séries e o ensino superior ficarão sendo avaliadas para que o comitê possa tomar a decisão em relação ao retorno. Estamos fazendo tudo isso com muita responsabilidade, critério e acompanhamento para não correr nenhum risco de retrocesso. Tudo isso só está sendo possível porque os números e indicadores têm mostrado que é viável”, esclareceu.

Confira vídeo