O momento de distanciamento social vivenciado pela população está sendo usado de forma produtiva pelos estudantes e educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral. Com o auxílio de tecnologias digitais, aplicativos e redes sociais, os estudantes continuam a rotina de estudos e aprendizado com a orientação dos professores que enviam os conteúdos e avaliam o desenvolvimento dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Os educadores têm usado a criatividade para elaborar videoaulas dinâmicas, estimulando a interação dos estudantes e pais e responsáveis, no caso da Educação Infantil.

“O professor envia para gente o link das atividades on-line pelo WhatsApp, a gente faz a atividade,  faz a foto, coloca no grupo e discute as erradas. A ação é bem legal, pois é como se fosse uma prova. Nessa quarentena a gente não pode perder tempo”, avalia o estudante do 9° da Escola José Maria Félix, no  distrito de Jaibaras, José Liduíno Coutinho Neto.

O coordenador pedagógico da Escola Francisco Monte, localizada em Taperuaba, Leandro Teófilo, conta que teve a ideia de preparar algumas aulas e criar um canal do YouTube para ajudar outros professores. “Desde segunda-feira venho planejando e gravando as aulas com base nas habilidades de leitura da matriz do Saeb (…). Minha filha filma, assiste às aulas e aprende, e minha esposa opera o notebook. Assim estou ajudando outras pessoas a ficarem em casa aprendendo. Está sendo muito gratificante”, relata o educador.

Para Noeme Souza, professora do 5° ano na Escola Padre Osvaldo Chaves, as aulas por meio de aplicativos são uma maneira de manter os estudantes focados no aprendizado. “É sempre muito preocupante quando sentimos a infrequência dos alunos na escola. Imagine com esta quarentena, que nos resguarda em nossas casas. Foi então que tive a ideia de interagir com eles gravando pequenos vídeos com a revisão dos conteúdos já vistos em sala de aula da melhor forma possível: usando a tecnologia, que eles conhecem bem e usando para o bem. Vejo o interesse constante deles todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. Mas, nos fins de semana, todos descansam”, conta a professora.

Na Escola Mocinha Rodrigues, os professores dos 4° e 5° anos já utilizavam o WhatsApp para manter contato com a turma de alunos. Segundo a coordenadora da escola, Keciane Gomes, a ferramenta vem sendo usada desde o início do ano letivo. “Já usávamos os grupos de WhatsApp para passar informações, registros das aulas, cobrar frequência e hoje nos serve como ferramenta de aula. Essa atividade foi iniciada desde a suspensão das aulas na escola”, explica a coordenadora.